Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na , na castidade. (1 Tm 4, 12)

Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Cristoteca e Balada Santa

Hoje em dia está em moda a tal Cristoteca, Barzinho de Jesus e Balada Santa. Na verdade são lugares que buscam a santidade? Ou apenas antros de prostituição? A minha experiência no confessionário e nas direções espirituais me mostraram o que são. Não quero com este comentário generalizar, mas coloco esta questão em foco, e deixo a pergunta: é este o caminho da evangelização?

“Prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas” (2Tm 4,2-4).

Hoje está em moda as Cristotecas e baladas santas. Será que são santas realmente? São de Deus, ou do demônio para destruir os jovens e a sã doutrina? Em minha opinião estas baladas santas, barzinhos de Jesus e cristotecas nada mais são do que uma obra de satanás! Digo isto pois conversei com muitos jovens que foram a estas cristotecas, e lá se perverteram no pecado, usaram drogas, arrumaram garotas para ir para o motel, um até me contava que o seu colega fez sexo com uma das garotas que lá estava, no banheiro da própria cristoteca, e diante de tudo isto eu me perguntava: “Isto é evangelização?”. Mas o mais triste é que muitos sacerdotes apóiam, são cúmplices do pecado, se vendem ao dinheiro, ao aparecer! A quem estão evangelizando? Como também outro ponto discordante é o chamado “barzinho de Jesus”! Que banalização!!!

Nestas Cristotecas e barzinhos de Jesus acontece muito mais baixaria que nos próprios bares e discotecas do mundão! Mas o que mais me irrita, é que reveste algo profano de divino: barzinho de JESUS, CRISTOteca... Para mim esta é maior artimanha de satanás para a perdição dos jovens católicos!

Na época em que São João Maria Vianney chegou em Ars, o povo estava perdido com a depravação, e o santo Cura, não foi nos botecos buscar as ovelhas, não foi na discoteca buscar os jovens, mas foi sim, diante do santíssimo buscar as almas, dobrando os seus joelhos para a salvação daquele povo, e este foi o seu plano pastoral! Resultado? Toda Ars se converteu! Este sim é o modelo do sacerdote, do pastor! Agora parece que não entendemos os sinais que a Igreja nos dá, pois neste ano sacerdotal (2010), o Papa colocou o Santo Cura como modelo de todos os sacerdotes, e estes agem ao contrário!

Os tempos mudaram? Mudaram sim, mas o homem e o pecado continuam os mesmos, como também a única resposta que é a oração!

O santo Cura dizia que quando um jovem entra na discoteca, o seu anjo da guarda fica do lado de fora e lhe acompanha um demônio! Vejam que contradição pastoral! Tudo porque nem os padres, nem os jovens, nem as pastorais e nem os movimentos querem mais rezar, e porque não rezam, não sabem o que fazer, e em vez de ganhar as almas, as dão de presente a satanás, e perdem também as suas...

Não é assim que se conquista os jovens. O jovem se conquista com seriedade, mostrando a verdade, mostrando o Evangelho, o que diz a Igreja! Não o que eu penso ou o que eu acho. Conquista o jovem mostrando a importância da vida de oração. Devemos retomar o caminho da oração, da adoração, o caminho do joelho no chão! Falo como um padre que confessa e faço direção espiritual pra muitos jovens, e essas coisas tem trazido a perdição pra muitos, porque de balada SANTA, barzinho de JESUS e CRISTOteca não tem nada! Tem é uma confusão do demônio!

Pe. Mateus Maria, FMDJ
Comentário do Evangelho do 21º domingo do TC Ano C, do dia 22 de Agosto de 2010.

Eis o vídeo na íntegra:

Fonte: http://nossasenhorademedjugorje.blogspot.com/

6 comentários:

  1. Bela mensagem do Padre Mateus! Temos que seguir o Evangelho e evangelizar de forma séria, e não seguirmos o que o mundão nos oferece, adaptando festas demoníacas ao Evangelho como se fosse a forma perfeita de transmitir a Salvação. Salvação é cruz, e devemos segui-la sem medo!

    ResponderExcluir
  2. Bom nao gostei da mensagem dele, achei ele um tanto quando incorreto em sua pregação, no meu modo de ver, devemos levar Jesus a todos os lugares, inclusive a lugares onde o mal predomina, pois estao la as pessoas que mais necessitam conhecer o amor de Deus, acredito que devemos agir ao contrario do que diz o padre, pois para trazer uma pessoa que frequenta festas e bares a melhor maneira é usar a mesma arma que ela, só que a nossa muniçao deve ser Jesus. Temos que levar Jesus, ou seja, representar Jesus atraves de nós, em todas as ocasiões. outro fato muito interessante que é dito é ..."quando um jovem entra na discoteca, o seu anjo da guarda fica do lado de fora e lhe acompanha um demônio"... o evangelho de hoje diz claramente "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, † entregue pela vida do mundo. Quem come deste pao ira viver para sempre, se somos capazes de mergulhar no amor e na graça de Deus, com certeza e sem sobra nenhuma de duvidas, Jesus estara conosco em todos os lugares, em min habitara meu Deus, idependente do lugar o situação em que eu me encontrar. em (MT 5, 14-16) diz, "Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa." da mesma forma somos nós dentro de uma igreja, se buscar mostrar Jesus só para as pessoas que estao dentro da igreja estaremos acendendo uma vela debaixo de uma mesa, mas se buscarmos as pessoas que ainda nao conhecem Deus, ai sim, estaremos acendendo todas as luzes do ceu, e a graça de Deus estara acontecendo no coraçao daqueles que ouvem e tambem daqueles que estao dispostos a servir a Deus como é dito no evangelho de Hoje (Jo:6,44-51) "Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o ensinamento do Pai e o aprendeu vem a mim.".... o Bispo, Dom Gil... diz ser completamente a favor das Cristotecas e ainda nos convida a participar, das cristotecas todas as sextas feiras em sua diocese de Sao Paulo, das 22h30 até às 5 horas da manhã. Bom, ja que nossa igreja é formada por uma hierarquia... sou muito mais a opiniao de um Bispo, doq a de um padre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +Salve Maia!

      Muito bem meu jovem! você sabe está indo contra um ensinamento de um SANTO da Igreja... você sabe o que é isso??

      Quem disse a frase citada foi SAO JOÃO MARIA VIANEY...

      Agora você vai acreditar em um Bispo que não entende nada da Santa Doutrina da Santa Igreja Católica ou de um Santo proclamado pela Santa Igreja Católica e que seus ensinamentos são de uma íntegra e correta relação em todos os casos com a doutrina da Igreja???

      A Tradição da Igreja diz: QUER APRENDER A SÃ DOUTRINA DA IGREJA? LEIA A VIDA DOS SANTOS E SEUS ENSINAMENTOS!!!

      Excluir
  3. eu acho certo o comentário.
    no entanto como catolicos que somos devemos falar isso em nossas igrejas e reverter a situação.
    como assim???
    os padres não tem mais fé.
    falo isso pq na minha paroquia o padre deixa um casal de homossexual, cantar no ministério de musica.
    eles participam das atividades da igreja, e tmb pregam em retiros como t.l.c.
    estão ativos e assumiram seu relacionamento na igreja.
    então se é para fazer o certo, acho que temos que retirar o joio da santa igreja catolica,
    esse joio são esses padres que fazem coisas erradas como permitir isso ou até mesmo fazendo o mesmo.
    não estou aqui para julgar ninguem, porem é uma realidade em que vivemos.
    e ai ???? o que faremos???
    fica o questionamento.
    quem esta errado não é as ovelhas e sim o pastor que as rege.
    obrigada .

    ResponderExcluir
  4. Querida Priscila

    É triste saber que em algumas paróquias acontece coisas como o que vc comentou, tão distante do Evangelho. Deus ama a todos, mas abomina o pecado. Acolher é o que nos pede Jesus, mas há o limite quanto ao servir, como São Paulo nos adverte, por ex., em relação aos bispos: "Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, sóbrio, prudente, regrado no seu proceder, hospitaleiro, capaz de ensinar." (I Timóteo 3,2) Lembro aqui que na época da carta de São Paulo a Igreja não havia ainda instituído o celibato aos sacerdotes. Mas veja, São Paulo instrui como se deve comportar alguém de destaque dentro da Comunidade, bem diferente do que acontece em sua Paróquia. Todos os que se colocam
    à disposição de servir a comunidade devem, no mínimo, ser "regrado no seu proceder".

    Porém, mesmo que "quem esta errado não é as ovelhas e sim o pastor que as rege", o "retirar o joio da santa igreja catolica, [e] esse joio são esses padres que fazem coisas erradas" não é a atitude que Jesus nos ensina. Cristo nos coloca: "arrancando o joio, arriscais a tirar também o trigo"(Mt 13, 29). E tenha a certeza: há muito mais trigo do que joio! O que fazer?

    Antes de tudo devemos ORAR por nossos sacerdotes. Diz o padre Roberto Lettieri, da Toca de Assis, e também Glória Pólo, que teve a experiência de visitar o céu, o purgatório e o inferno, que "todos nós somos culpados pelo fato de muitos sacerdotes estarem na estrada para a perdição, porque não rezamos o suficiente por eles". Somos diretamente responsáveis, portanto, por tudo o que ocorre em nossa Comunidade, seja bom ou ruim, quanto mais ou menos se reza.

    A FORMAÇÃO também é sempre um grande tesouro para nós católicos. Procurar saber o que a Igreja pensa sobre os casos que nos inquietam nos ajudará a proceder de maneira correta, sem perder a UNIDADE do Corpo Místico da Santa Igreja, que exclui o "retirar o joio". Devemos buscar a correção, mas com caridade e humildade, fundamentados na Verdade da Palavra, do Magistério da Igreja e da Tradição Apostólica. Se o católico soubesse mais sobre a doutrina de sua Igreja, muitos erros não aconteceriam. “Há muita ignorância sobre os ensinamentos da Igreja”(Cardel Schönborn, arcebispo de Viena). O diálogo sempre é válido, sempre com muita caridade.

    Portanto, rezemos mais pelos sacerdotes, pois todos tem "uma dignidade sublime", "uma profissão divina", como nos diz Santo Afonso de Ligório, mas infelizmente nem todos compreenderam essa dimensão em seus ministérios, e são esses que mais necessitam de orações.

    Salve Maria!

    ResponderExcluir
  5. Querido Renato

    Por mais que vc considere "incorreto" a pregação do padre Mateus, considere o que ele diz: "A minha experiência no confessionário e nas direções espirituais me mostraram o que são". É portanto um "testemunho" o seu texto, sobre as coisas ruins que acontecem nas Cristotecas, Barzinhos e Baladas Santas. Concordando com ele ou não, o que ele denuncia ACONTECEU. E veja que não são coisas simples: "conversei com muitos jovens que foram a estas cristotecas, e lá se perverteram no pecado, usaram drogas, arrumaram garotas para ir para o motel, um até me contava que o seu colega fez sexo com uma das garotas que lá estava, no banheiro da própria cristoteca".

    "Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos" (Mt 7, 18). E quantos maus frutos o padre elenca! Aí fica a pergunta e reflexão dele próprio: "Isto é evangelização?". Se os projetos de Evangelização estiverem dando "frutos de verdadeira conversão" (Mt 3, 8), conclui-se que a árvore é boa.

    A Igreja Católica não impõe que se creia plenamente no que diz um santo da Igreja (salvo os Tratados Teólogicos que a Igreja Católica discerniu como parte da doutrina), mas orienta que crer e viver o que o santo ensina dará à pessoa uma maior maturidade na vida espiritual (mais sobre no site http://www.veritatis.com.br/patristica/patrologia/432-merecem-credito-os-escritos-patristicos). A frase que vc questiona é de São João Maria Vianney, conhecido como São Cura d'Ars, que nada mais é do que o Padroeiro dos Sacerdotes. Vc poderá acreditar ou não, aceitar ou não, mas a Igreja Católica o definiu com tão sublime título não à toa. Seu testemunho, humildade e amor à Santa Igreja, seu trabalho para a salvação das almas o elevaram aos altares, e o colocaram como modelo para todos os sacerdotes do mundo! Se ele diz algo tão radical, deve-se à experiência que ele provavelmente teve, como o padre Mateus, com jovens e adultos que se perdiam constantemente nesses locais. Sabe o que ele fazia? Na hora das discotecas (ou seja, nas madrugadas), ele se colocava diante do Santíssimo Sacramento, SOZINHO, em adoração. Resultado: 80% da cidade se converteu, e retornou à Igreja, inclusive muitos protestantes. Conta-se que Satanás apareceu ao santo, e revelou-lhe, cheio de ira: "Patife! Mais de 100.000 almas foram retiradas de meu poder devido às suas orações! Se houvesse mais quatro padres como vc no mundo, meu império estaria praticamente arruinado!". Conhece-se a árvore pelos frutos. "Os tempos mudaram? Mudaram sim, mas o homem e o pecado continuam os mesmos, como também a única resposta que é a oração!".

    "Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas" (Mt 7, 6). É mais ou menos o que acontece nesses locais. Utiliza-se letras de músicas santas em momentos e com ritmos que não proporcionam espiritualidade, e podem incitar aos pecados denunciados pelo padre Mateus. Muitos vão atraídos apenas pelo ritmo das músicas, e desprezam todas as mensagens contidas nas letras. Prova disso é o testemunho do padre Mateus. Conhece-se a árvore pelos frutos.

    Salve Maria!

    ResponderExcluir