Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na , na castidade. (1 Tm 4, 12)

Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Ser Radical???

Radicalidade = fidelidade e tenacidade


Dentro de mim, a palavra radicalidade é bem clara! Como já disse no artigo passado, não sou um radical de partido político ou que mata em nome de Deus, mas que quer viver a santidade na sua plenitude.

Ser fiel ao Senhor na sua essência e no objetivo primeiro que Deus me criou: ser santo e para o Céu.

Posso dizer que, radicalidade se traduz na tenacidade aos santos, que lutaram para não pecar até à última conseqüência: a morte.

Eu, como jovem, sou consciente na realidade do mundo, dos seus pecados e maldade. Sou bem atualizado na realidade que me cerca. Fiz e faço a opção de ser radical, de viver a radicalidade para não permitir o pecado em minha vida.


Como um bom consagrado e cristão, sou aberto ao diálogo, busco ser misericordioso e amar acima de tudo. Não uso o meu parâmetro para qualificar as pessoas ou, obrigo que elas me sigam, pois isto não é ser radical, mas sim, sem misericórdia.


E quero levantar uma juventude no Brasil e no mundo, que queira viver a radicalidade em Jesus. Sei que os jovens estão cansados de viver mais ou menos o Evangelho, a santidade e a pureza.


Quero dar o pontapé inicial para convocar os jovens a viverem comigo, a radicalidade em Jesus. Que sejamos jovens vivendo no meio da grande massa e, sejamos fermentos, capazes que fermentar toda a massa com a santidade de Deus.


Porque somos portadores da santidade de Deus.
 

Precisamos, sem medo, entrar nos meandros da sociedade e modificar as estruturas, sem se deixar envolver pela grande massa, com seus pecados e impurezas. Ser radical é isto: viver o Evangelho na sua essência e plenitude.


Claro que não é ser melhor que os outros, pois somos fracos e pecadores, capazes de cometer os mesmos pecados da grande massa. Mas é sermos diferentes; sermos “pára-raios” para o mundo; ser aquele que os outros possam confiar e buscar ajuda; ser o rosto, mãos, pés, boca e olhos de Deus para os que vivem desacreditados e excluídos na sociedade.


Precisamos ser jovens-fermento, santidade a toda prova, pureza na sua plena dimensão.


Para vivermos a radicalidade não precisamos nos excluir no mundo, ou abandonar as coisas: trabalho, grupos de amigos, cinema, compras; mas é ser de Deus aonde quer estejamos.*


Um bom exemplo do homem radical foi o próprio Jesus, pois Ele remou contra a maré da sociedade de sua época. Seu ensinamento foi completamente diferente das coisas que existiam ou as leis já aplicadas.


Ser radical é olhar para Jesus. Tentar ser como Ele!


Convoco os jovens a viverem a radicalidade em Jesus.
Reinaldo Cazumba da Silva - Com.Canção Nova - Palmas

fonte: http://blog.eju.org.br/2010/09/ser-radical.html
____________________________________________________________________________

* Aqui tenho a necessidade de expressar a minha opinião. Deve-se ficar bem claro que buscar a santidade é ser radical, e ser radical É SER RADICAL! Ir a esses locais citados realmente não vão tirar de forma nenhuma a nossa santidade. Porém, há locais que nos trazem ocasiões de pecado, e portanto devem ser excluídos da nossa caminhada! Se Deus nos chama à radicalidade, isso deve ser sério! Afinal, ser radical é romper com o mundo. Viver no mundo, mas não pertencer à ele. Isso significa deixar de lado tudo o que é próprio do mundo. Que seu sim seja sim! Ir à uma have, à uma balada, frequentar bares, forrós, pagodes e outras festinhas deste gênero, de nada manifestam a santidade em sua vida. Pelo contrário, tudo isso vai retirando do coração do jovem o verdadeiro sentido da Palavra de Deus. "Vou nestes locais para demonstrar que se pode ser santo mesmo ali..." Satanás tem derrubado muitos jovens com esse argumento. Se você realmente deseja  evangelizar, vá na Igreja, e não nas boates! Dobre seus joelhos diante do Santíssimo Sacramento, reze o Santo Rosário, vá às Missas com verdadeira devoção e amor, e aí sim o verdadeiro sentido da santidade será discernida no coração de muitos jovens, e isso sem dúvida os atraírão.

"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." (Rom 12, 2)

A paz e fogo!

Postado por: Anderson Luiz da Silva (grifos meus. Seja radical, e SANTO!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário