Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na , na castidade. (1 Tm 4, 12)

Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Rodeio sem rodeios!


A Bíblia é o livro que nos dá muitas respostas sobre o que fazer e o que não fazer. E por que devo obedecê-la? Porque quero a salvação. Minha meta nessa vida não é me dar bem, ser rico de bens, me esbaldar de tanto me divertir ou curtir a vida adoidado. Minha grande meta é ir para o céu, e para isso, é necessário sempre buscar o caminho da porta estreita (São Mateus 7, 13). Há lugares e eventos, porém, onde definitivamente não se encontra o caminho para o céu. Nos leva, por meio dos sentidos, para muito distante dele. Um desses eventos é o Rodeio.

Não pode faltar a maldita cerveja...
Visita-se um recinto de exposições no intuito de assistir às provas de equilíbrio nos animais, provas de laço, entre outras. Porém, se fosse apenas um local para se prestigiar o esporte, e se divertir com responsabilidade, não haveria problema nenhum. Mas sabe-se que não é só isso que acontece. Várias situações de pecados imperam nesse tipo de evento. Por exemplo, a vaidade, que domina o coração e leva a desejar coisas desnecessárias. O local torna-se um grande desfile de moda, um mostrando para o outro a roupa, o chapéu ou a bota mais bela ou mais cara que comprou (ou ficou devendo). Além da vaidade, se encontra: a violência, músicas com letras infames, roupas indecentes sem a mínima modéstia, bebedeira, palavrões, drogas, o “ficar”, a fornicação, o adultério e a conseqüência destes, o aborto, além da homossexualidade que cresce a cada dia. E o que Deus diz sobre isso? Sem rodeios, busquemos na Santa Palavra a visão inspirada por Deus sobre esse tipo de coisa que acontece nos Rodeios e festas diversas:

Vaidade: “Quem será digno de subir ao monte do Senhor? Ou de permanecer no seu lugar santo? O que tem as mãos limpas e o coração puro, cujo espírito não busca as vaidades...” (Salmo 23, 3-4).

Violência: “Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem” (São Mateus 5, 44).

Músicas com letras infames: “Fornicação, impureza e avareza não sejam nem assunto de conversa entre vós, pois isso não convém a cristãos”. (Efésios 5,3) Nem assunto de conversa e nem assunto de canções. “Inspirados pela graça, cantai a Deus, de todo o coração, salmos, hinos e cânticos espirituais” (Colossenses 3, 16).
 
Roupas indecentes: “Do mesmo modo, quero que as mulheres usem traje honesto, ataviando-se com modéstia e sobriedade” (1 Timóteo 2, 9).

Bebedeira: “Ai daqueles que desde a manhã procuram a bebida, e que se retardam à noite nas excitações do vinho!” (Isaías 5, 11).

Palavrão: “Agora, porém, abandonai tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas que saem da vossa boca” (Colossenses 3, 8).

Drogas: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma” (1 Coríntios 6, 12).

Ficar: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; que cada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente, sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus” (1 Tessalonicenses 4, 3-5).

Sexo sem o Sacramento do Matrimônio (Fornicação): “Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo” (1 Coríntios 6, 18).

Adultério: “Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus” (1 Coríntios 6, 9-10). Com esses dois últimos pecados, frequentemente a conseqüência é uma DST, ou uma gravidez indesejada, o que provoca, muitas vezes, outro pecado, o aborto.

Aborto: “Sim! Pois Tu formaste os meus rins, Tu me teceste no seio materno”. (Salmo 139, 13) Deus é quem forma a criança no ventre da mãe. E o aborto é assassinar a criança ainda no ventre. “Não matarás” (Êxodo 20, 13).  

Homossexualismo: “Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometerão uma coisa abominável” (Levítico 20, 13).

Negar que tudo isso ocorre num rodeio, ou numa festa, balada, rave, é simplesmente fazer-se de cego. Ir ao Rodeio é pecar? De forma nenhuma! Porém, fica a questão: freqüentar locais com tantas tentações para o pecado é saudável para a minha alma?

Ah, mas se for assim não vou mais sair de casa, pois em todo lugar acontece coisas desse tipo”! Sim, o pecado acontece em todos os lugares, mas há momentos e locais em que há mais susceptibilidade a ele. Não podemos comparar um estádio de futebol ou um bar com um hospital, por exemplo. Em qual ambiente há mais chance de se pecar? Além disso, há locais em que se vai movido pela necessidade, como o emprego, o ônibus, a escola... Já outros se vai movido pela concupiscência. Nestes a tendência ao pecado é maior.

Alguém perguntou pra São Domingos Sávio: “por que você sempre anda de cabeça baixa”? O jovenzinho respondeu: “porque quero ter meus olhos puros quando me encontrar com Jesus e Maria no céu”.

A famosa frase que se utiliza para justificar a farra é: “Mas Jesus ficava no meio dos pecadores(Mateus 9, 10-12). Ficava sim, porém Jesus jejuou 40 dias para se preparar espiritualmente e estar nestes locais sem pecar; Jesus passava às vezes a noite inteira em oração antes de estar entre os pecadores; o objetivo de Jesus quando estava em locais públicos não era pura diversão, mas evangelização, que Ele fazia pregando no meio dos pecadores; Jesus acolhia os pecadores, mas nunca aceitou o pecado deles, e libertava todos que acreditavam Nele. E hoje, quantas conversões acontecem nos rodeios e festas em que um cristão freqüenta? Pelo contrário, a chance de perverter-se é exageradamente maior.

Não há local onde se há mais gozo do que o céu. Nada vale a pena se pôr em risco minha ida para lá. Se renunciar coisas que gosto, e isso inclui locais e eventos, se faz necessário para que eu permaneça na pureza e tenha uma chance maior de alcançar a Salvação, não irei fazê-lo? Seria eu muito negligente com o destino de minha própria alma se não agisse assim! Seria literalmente “cair do cavalo”!

"Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura.
Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!" (2 Coríntios 5, 17)

"Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça". (São Marcos 4, 23)

A paz e fogo!

Anderson Luiz da Silva
alsrcc@yahoo.com.br

4 comentários:

  1. verdade !!!!! pois é fato que qdo estamos diante do pecado nossa chance de pecar é muito maior .. visto isso devemos correr do pecado .. e podemos nos divertir de um modo mais saudavél

    ResponderExcluir
  2. É verdade infelismente os nossos jovens estão sendo atraido plas coisas dessa terra devida a rebeldia de muitos, e um pouco da culpa são dos pais que acha que presentes e disser sim todas as vezes é a melhor maneira de criar e educar se filho, temos que educalos na palavra de Deus e não deixar o mundo ditar as regras.

    ResponderExcluir
  3. Cara sem palavras,muito rico este artigo inspirado por Deus,temos que ir na contramão do mundo

    ResponderExcluir
  4. nossa, eu estava em dúvida se ia em um rodeio que terá amanhã na minha cidade. mas algo me dizia que não convém a mim, e aí eu procurei saber e aqui estou. a maioria vai. e eu pedi para Deus que me enviasse um sinal,e sinto que é esse. eu não vou, não abrirei mão de um lugar no céu por shows, rodeios, e etc. obrigada

    ResponderExcluir