Fração do pão, Eucaristia, Ceia do Senhor, Sinaxe, Liturgia, Memorial, Sacrifício, Coleta, Oblação, etc. Toda esta variedade de nomes é utilizada para fazer referência ao ato litúrgico no qual fazemos memória do sacrifício de Jesus. Mas o nome mais comum e popular é mesmo missa.
A palavra missa tem sua origem no latim: missa, o particípio passado do verbo mittere, que significa "enviar". Portanto, em latim, a palavra missa equivale a “enviada”. (O verbo mittere também está na raiz de palavras como missão, missionário, emissário, demissão, dentre muitas outras).
De acordo com o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de Antonio Geraldo da Cunha (Lexikon, 2007), a palavra missa foi retirada da última frase dita pelo sacerdote ao final da celebração: “Ite, missa est” – Ide, (as preces) foram enviadas. A celebração eucarística recebeu esse nome no século XIII.
No entanto, o “Ite, missa est”, não significa apenas que a missa acabou, mas sim, que se inicia uma longa jornada para os cristãos que se alimentaram da Palavra e da Eucaristia. Dessa forma, a missa é entendida como missio, o início de uma missão. A missão de todos os cristãos de ser sinal da presença de Deus que age nas atividades cotidianas.
No Catecismo da Igreja Católica podemos ler o seguinte sobre o nome missa: “Santa missa, porque a liturgia na qual se realizou o mistério da salvação termina com o envio dos fiéis (“missio”: missão, envio) para que cumpram a vontade de Deus em sua vida cotidiana” (Catecismo da Igreja Católica, 1332).
O nome mais antigo da celebração, dado ainda pelo apóstolo Paulo foi “Ceia do Senhor” (1Cor 11,19), uma referência à Ceia que o Senhor tomou com seus discípulos antes de sua Paixão (CIC, 1329).
No Novo Testamento também encontramos “fração do pão” (Lc 24,35; At 2,42.46). Este gesto, próprio da refeição judaica, foi utilizado por Jesus quando abençoava e distribuía o pão na Última Ceia (CIC, 1329).
Num escrito da Igreja primitiva, chamado Didaqué, aparece pela primeira vez o termo “Eucaristia”, porque a celebração é ação de graças a Deus pela criação, redenção e santificação (CIC, 1328).
O termo “sinaxe” significa “assembléia”. A celebração recebe este nome devido ao aspecto comunitário da Eucaristia. A comunidade se reúne para celebrar, expressão visível da Igreja (CIC, 1329).
Outro nome utilizado para se referir à missa é “memorial”: na celebração se atualiza, se faz memória do único sacrifício de Cristo (CIC, 1330).
Como se pode notar, durante a história da Igreja surgiram muitas formas para fazer referência à celebração eucarística. No entanto, essa riqueza e variedade não são suficientes para expressar tão grande mistério. Qualquer um dos nomes que utilizarmos, faz referência apenas a alguns aspectos do ritual. Por isso, muito mais importante que qualquer nome é a estrutura e o significado da celebração.
por Pe. Maciel M. Claro, sacerdote missionário claretiano.
Fonte: www.avemaria.com.br
Estou fazno um trabalho de evanelização aqui, e estou procurando a história da missa
ResponderExcluirmissa
ResponderExcluirsubstantivo feminino
1.
rel na Igreja católica, celebração da Eucaristia (sacrifício do corpo e do sangue de Jesus Cristo), feita no altar pelo ministério de um sacerdote ☞ inicial freq. maiúsc.
Sou evangélico e gostei da explicação muito bem entendido.
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