Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na , na castidade. (1 Tm 4, 12)

Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Salvem meus Ouvidos!


Há alguns dias postei no blog um artigo sobre música, destacando músicas com letras que zombam de Cristo, ou tem caráter anticristão, com idéias frívolas e maliciosas, que acabam por incitar ao pecado. Coloquei letras Pop, da cantora Lady Gaga, e do chamado Sertanejo Universitário. Claro que em todos os ritmos há boas letras, assim como há letras ruins, como as citadas. A grande preocupação é a fácil aceitação que as pessoas tem em relação às idéias que são cantadas, mesmo caracterizando um erro em termos de fé, ou mesmo de saúde. Por exemplo, as letras seguintes:

“É no buteco é no buteco que nóis vamos esquentar
É no buteco é no buteco que nóis vamos farrear
É no buteco é no buteco que nóis amanhece o dia
Nóis tamo se formando em Butecologia...”

***

“E daí? Se eu quiser farrear, tomar todas num bar, sair pra namorar
O que é que tem?

Muitos podem alegar que não passam de músicas com ritmo legal. Principalmente os jovens tem opinião assim. Porém, há poucos meses atrás, um grave acidente de carro no município em que resido tirou a vida de seis pessoas, entre elas, uma criança com menos de dois anos. Uma das vítimas estava grávida, ou seja, as vítimas foram sete na verdade. Dentro de um dos carros, várias garrafas de cerveja. O motorista, sem dúvida, era um "butecólogo" formado, como diz a música. E a resposta para a pergunta da segunda letra: o fim trágico.

Poucos dias atrás, um jovem dormiu ao volante ao entrar num trevo da rodovia onde dirigia, na direção duma cidade em que estava ocorrendo um rodeio. O carro ficou completamente destruído. O jovem não sofreu males, pela graça de Deus.

Há alguns anos um ex-seminarista, com o carro cheio de amigos, indo ou voltando duma festa, não recordo, fez um retorno na rodovia e seu carro foi "atropelado" por outro. O carro ficou destruído, os jovens que estavam no carro sofreram ferimentos leves, mas o ex-seminarista ficou vários dias na UTI, e pelas orações dos amigos sobreviveu. Porém, ficou com diversas sequelas, que o impedem de falar direito, e anda com dificuldade.

Veja o que há de comum nessas histórias: todos os envolvidos estavam "curtindo a vida", exatamente da forma que essas músicas ensinam. No primeiro caso, justamente por querer curtir, o motorista teve a vida "encurtada", e levou outras seis pessoas, entre elas uma criancinha, ao mesmo fim. Que curtição é essa, que brinca com a vida de tantos? E isso se falando humanamente. Se formos fazer uma reflexão sobre a fé, sobre o destino de quem morre em pecado, a coisa fica muito, muito séria!

O impressionante é que as músicas que citei, e tantas outras incentivam à prática dessas coisas que tem sempre o mesmo resultado. Qual família que tenha um viciado em álcool e que não sofre por isso? Eu mesmo tive dois avôs que morreram devido ao consumo de álcool, e alguns tios que infernizavam suas esposas quando bêbados. E esse é o tipo de música que está no sucesso, além dos já citados nessa matéria:

“Nóis é beberrão, nóis é biscateiro
Nóis tem conta no bar, no açougue e no puteiro
(...)
Nóis gosta mesmo é da farra
De domingo à domingo
Cerveja e mulherada chama que a gente ta indo”


Isso pode trazer felicidade para alguém? Ter uma conduta dessa pode fazer uma pessoa feliz? Se fosse assim não haveria tantas clínicas de reabilitação, Alcóolicos Anônimos, Pastoral da Sobriedade... Porque tantos namoros não vingam, tantos casamentos não perduram, adultérios, divórcios, AIDS, DST's, brigas entre os casais, filhos revoltados, traumas de infância, tendência às drogas, ao homossexualismo, à violência? Uma universidade dos EUA fez uma pesquisa, e constatou que 78% desses casos acontecem devido ao sexo que foi praticado pelos casais antes do casamento. Dá pra aceitar uma música com tais argumentos, sabendo-se que está pregando tantas falsas idéias de felicidade, e conseqüentemente um resultado frustrante?

Não é proibido se divertir, "curtir a vida", mas tudo com responsabilidade, e sobretudo, santidade, sem a qual não poderemos ver Deus (Hebreus 12, 14). Isso implica em renúncia de muitas coisas. Uma delas sem dúvida é esse tipo de música, e tudo o que prega a morte do corpo ou da alma, mesmo que disfarçado de prazer, como acontece. Isso vale para o Sertanejo Universitário, para o Rock, para o Funk, para o Pop, MPB... Além dos programas de TV, novelas e filmes que jogam lixo na nossa cabeça da mesma forma, e nós aceitamos sem qualquer espírito crítico. Comer comida estragada faz mal, todo mundo sabe disso. É preciso que se tenha o mesmo cuidado com nossos ouvidos e nossos olhos. Chega de por coisa estragada nas nossas vidas!

Penso até que seja um desrespeito ao consumidor quando se coloca produtos desse porte no mercado. Onde estão as ONG's que lutam pela preservação da decência na mídia, com a obrigação da faixa de censura nos programas televisivos? Não seria viável algo parecido com a música? Mesmo porque já na TV caiu muito esse grau. Hoje em dia qualquer programa de humor de qualquer horário fala de sexo abertamente!

O mundo está se perdendo na promiscuidade sexual e no total desrespeito ao corpo, com consumo excessivo de drogas ilícitas e lícitas, como o álcool. A OMS está preocupada, a Igreja está preocupada, Deus então nem se fala! A mídia, as empresas de bebidas alcoólicas, de cigarro, gravadoras e outras empresas do gênero festejam o crescente sucesso. E o diabo aplaude a destruição de tantas almas.
           
E você, cristão, de que lado está? Aplaudindo junto com Satanás todo o sucesso desse pessoal, ou lutando pela salvação de sua alma? Reflita bem.

Pode ser que não dê tempo...

A paz e fogo!

Anderson Luiz da Silva
alsrcc@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Se entre a Palavra de Deus e os prazeres do mundo escolhemos os prazeres, continuamos a nos deixar enganar pela serpente que nos oferece o fruto proibido como sendo algo bom. Deus nos orienta sempre a negarmos esse fruto, mas insistimos em ouvir a voz de nossos desejos corrompidos pela voz do demônio à voz de nosso Criador. Insistimos em atender nossa carne, e deixamos mais e mais o Amor de Deus de lado, em segundo plano. Porém, ao final, só esse Amor permanecerá. O fruto desaparecerá. A serpente será jogada pela eternidade no fogo, e todos aqueles que insistiram em permanecer envolvidos pelo sabor do fruto oferecido por essa serpente, que é o mesmo demônio e Satanás, sofrerá com ela a pena reservada para aqueles que negaram o grandioso Amor de Deus.

    ResponderExcluir